PÁGINA INICIAL

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Por Que É Importante Fazer Avaliação De Imóveis?

O processo de avaliação de imóveis é criterioso e requer seriedade e comprometimento dos profissionais envolvidos

As expectativas do mercado imobiliário são positivas. Apesar de 2017 ter sido um ano conturbado do ponto de vista político, a economia começa a dar os primeiros sinais de melhora e o setor de compra e venda de imóveis deve acompanhar essa tendência. Em entrevista à Agência Estadão, o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Gilberto Duarte de Abreu Filho, afirmou que o financiamento imobiliário com recursos originados em cadernetas de poupança deve crescer 15% em 2018.
De acordo com a Abecip, esse avanço deverá ficar mais concentrado nos empréstimos tomados por quem deseja a compra de moradias. Já o crédito imobiliário para a construção de novos empreendimentos deve se manter estável, a ritmo lento. Mesmo sendo uma estimativa ainda não baseada em números oficiais, o otimismo do mercado imobiliário traz à tona a necessidade de reafirmar alguns pontos acerca de uma das etapas mais importantes durante o processo de compra e/ou venda de qualquer tipo de bem imobiliário: a avaliação de imóveis. Durante a avaliação, desde que realizada por um profissional qualificado e credenciado, são considerados aspectos como localização, metragem e padrão do bem em questão.
“O processo de avaliação de um imóvel é criterioso e requer seriedade e comprometimento dos profissionais envolvidos. Além de evitar transtornos futuros, a avaliação de imóveis assegura a manutenção de direitos que, em situações em que o processo não foi realizado, poderiam ser desconsiderados ou desrespeitados”, explica Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias (www.neropericias.com.br), uma das poucas empresas de avaliação de imóveis especializadas com abrangência em todo o território nacional.

Mas quais são as vantagens da avaliação de imóveis?

1) Em primeiro lugar, para saber quanto exatamente vale o imóvel em questão. Nem todo proprietário ou comprador em potencial tem essa importância em mente. Em uma negociação de compra ou venda, por exemplo, muitos interesses estão envolvidos, principalmente de caráter pecuniário. Logo, a figura de um avaliador de imóveis se faz necessária para que a valoração do bem seja feita de maneira justa para todas as partes envolvidas.

2) Outra vantagem importante é a segurança patrimonial. O dono de um imóvel, por exemplo, pode não estar interessado em vender a sua propriedade, mas isso não o isenta da responsabilidade de saber qual é o valor do seu bem. Se, no futuro, esse mesmo proprietário mudar de ideia em relação à venda, ou mesmo se quiser utilizar o seu imóvel em qualquer outro tipo de transação, é fundamental que uma avaliação seja feita, com o intuito de evitar possíveis transtornos. Mas, atenção: os valores de mercado mudam constantemente, portanto, é importante manter as informações atualizadas.

3) Mais um aspecto que não deve estar em segundo plano: o atendimento à legislação e às normas internacionais. No Brasil, existem leis federais que dispõem sobre a divulgação de demonstrações financeiras e, claro, sobre a legislação tributária. Para evitar problemas com a Justiça e com os órgãos de fiscalização tributária, a avaliação de imóveis mais uma vez é fator de suma importância.

4) Mesmo quando não há nenhuma intenção de compra ou venda, a avaliação de imóveis também é necessária, como no caso da utilização do patrimônio como garantia na tomada de recursos. Ao negociar com instituições financeiras, por exemplo, toda a documentação e os laudos que comprovam os valores dos bens em questão devem ser apresentados e sua obtenção só é possível através da avaliação de imóveis realizada por um profissional credenciado.

5) A contratação de seguros baseados em valores reais também depende da avaliação de imóveis. Os laudos emitidos durante o processo servirão, entre outros aspectos, para o cálculo dos valores a serem pagos. Dessa forma, o contratante pode negociar com mais clareza, certo de que nenhuma cláusula será desrespeitada ou baseada em informações imprecisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário