PÁGINA INICIAL

sexta-feira, 17 de maio de 2019

5 dicas para manter a organização da sua casa

Organizar a casa pode ser uma tarefa trabalhosa, mas é recompensador e vai te ajudar a otimizar melhor o tempo. Confira 5 dicas para fazer agora mesmo!


Organização  sempre parece um bicho de sete cabeças, afinal, nós nunca sabemos por onde começar. Mas tudo depende de planejamento e dispor de algum tempo livre para colocar as coisas em ordem aos poucos, até ter tudo em ordem novamente.

Para planejar a sua organização é preciso primeiramente saber qual é o objetivo dela. Se a sua intenção é ganhar tempo para encontrar as coisas com mais facilidade, uma boa dica é se livrar do excesso de coisas acumuladas, até mesmo para ganhar espaço e viver com mais conforto em casa. Qualquer que seja o seu objetivo, é importante ter como regra número 1 o desapego. Desapegar ajuda a tornar a organização mais fácil, pois tudo começa com a separação do que é relevante ou não no seu dia-a-dia.

Abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar e facilitar esse processo que é colocar as coisas no lugar. Confira e coloque a organização na sua rotina:


  • Separe suas coisas por uso: 
    • Definir o que você tem usado ou não é uma forma de eliminar do caminho muitas peças que estão paradas e sem uso, como por exemplo, algumas roupas ou sapatos. Pense em tudo que você não usou no último ano e monte uma pilha com essas peças. Após isso, defina o que ainda está bom o bastante para você doar e o que pode ser descartado de vez. 
    • Além de roupas e sapatos, ter muitos produtos e maquiagens pode ocupar bastante espaço quando em excesso. Comprar as últimas novidades em cuidados para pele e cabelo é sempre divertido e empolgante, mas você já parou para separar e descartar todas aquelas as embalagens de produtos que estão fora de validade? Isso é importante para garantir que você não use nenhum produto vencido, além de ajudar a eliminar frascos acumulados na penteadeira.



  • Arquive documentos e demais papéis que você acessa com pouca frequência: 
    • Essa dica não só te ajuda a ter as coisas organizadas como a separar aquilo que precisa usar menos vezes. Dessa forma, fica tudo fora do seu caminho, mas guardado para quando for necessário o uso. Separe uma pasta com divisórias ou tenha uma ou duas gavetas para a organização de documentos e papéis variados. Tão importante quanto ter tudo organizado é saber onde procurar.



  • Armários, prateleiras e nichos para botar tudo no lugar: 
    • O tipo de móvel que você vai utilizar para deixar tudo em ordem em casa vai depender muito do cômodo no qual está pensando em fazer a sua organização. Nas salas é comum utilizar desde racks a estantes, com divisórias ou gavetas. já quando falamos em quartos, os armários, prateleiras e nichos são mais utilizados e atendem bem a necessidade desse cômodo. Já nos banheiros é possível ter nichos decorativos e usá-los para guardar itens em caixas organizadoras menores.



  • Caixas e cestas organizadoras para separar os itens em categorias: 
    • Quando você precisa otimizar tempo, o ideal é separar as coisas em categorias e priorizar as que usa com maior frequência. Isso evita bagunças desnecessárias e você sempre vai saber onde procurar, já que pré-definiu um espaço para cada item de acordo com a categoria dele.



  • Crie uma rotina: 
    • Rotina nem sempre é algo negativo, pois pode ajudar muito a facilitar o seu dia a dia. Crie hábitos simples como deixar suas roupas, sapatos e acessórios separados na noite anterior para ir trabalhar, por exemplo. Nas tarefas de casa, procure criar horários para organizar os cômodos, como a hora para limpar a cozinha, arrumar a cama antes de sair, passar as roupas, entre outras tarefas. Sempre que tiver compromissos, anote para se lembrar deles e reorganize o seu dia para conciliar tudo que precisa ser feito.











Nenhum comentário:

Postar um comentário