PÁGINA INICIAL

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Como acabar com mofo nas roupas?

Se você sofre com problema de mofo nas roupas todo ano no inverno, saiba como acabar com ele com dicas caseiras muito simples





No inverno chega aquele momento de tirar do armário os casacos e roupas de frio que passaram o último ano guardados. Porém, com as roupas quentes que ficaram guardadas por muito tempo vem um probleminha bem desagradável: o mofo. Mofo causa alergia e deixa um cheiro forte nas roupas, mas é fácil combater isso e aí vão algumas dicas valiosas para se livrar dele com dicas caseiras.

  • Dica 1: sol, o melhor remédio para afastar o mau cheiro das peças.
    • A primeira ideia que vem à nossa mente quando notamos um cheiro forte nas roupas é aproveitar o solzinho da manhã para deixar tudo pendurado até que ele vá embora. A receita é simples, natural e resolve a maior parte do problema além de atuar também contra os ácaros. Vale usar para os casacos, jaquetas, edredons, cobertores, entre outros.



  • Dica 2: água sanitária para manchas causadas pelo mofo proveniente da umidade.
    • Uma das causas principais de mofo é a umidade. Com as chuvas, as paredes acabam absorvendo um pouco da água e os móveis mais próximos ou que estão diretamente encostados nela acabam pegando mofo com mais facilidade. Como as roupas de frio acabam ficando muito tempo sem uso durante parte do ano, elas sofrem mais com isso, além de ficarem manchadas.
    • Você pode remover as manchas de mofo utilizando uma mistura de água com água sanitária. Aqui é importante cuidado já que a água sanitária pode desbotar ou manchar as peças ainda mais, portanto, dilua aproximadamente 100 ml de água sanitária em 5 litros de água, mergulhe a peça na mistura deixando por 15 minutos e depois lave normalmente. Isso vale para tecidos mais resistentes. Para tecidos comuns, use 1 litro de água sanitária para 1 xícara de açúcar. Mergulhe a peça, deixe por 30 minutos até a mancha sumir e depois lave.

  • Dica 3: vinagre branco, da cozinha para a lavanderia: um aliado na remoção das manchas.
    • O vinagre branco é um poderoso aliado na remoção de manchas e no mau cheiro que o mofo causa nas peças de roupa guardadas há muito tempo. A receita é bem simples, você pode aplicar o vinagre diretamente na peça com o auxílio de um pano macio ou, no caso das peças de lã, diluir o vinagre em água antes e deixar a roupa de molhos por aproximadamente 20 minutos.


Dica 4: leite fervido para manchas em roupas de tecidos leve:
Peças de seda ou outros tipos de tecidos mais levinhos e delicados precisam de um cuidado diferente na hora de remover as manchas de mofo. Basta ferver uma quantidade de leite suficiente apenas para cobrir a mancha que você deseja remover, deixar agir até clarear o suficiente e depois lavar normalmente.


  • Dica 5: bicarbonato de sódio para manchas mais resistentes:
    • Se as manchas da peça estiverem resistentes a sair, apele para a mistura de bicarbonato. Você deve utilizar uma colher de chá dele para cada litro de água necessário e ferver a roupa nessa mistura. Após isso, basta lavar a roupa como de costume e a mancha sairá com facilidade.


  • Dica 6: suco de limão: para peças claras ou coloridas:
    • O suco de limão é um poderoso alvejante que atua bem nas roupas brancas e coloridas, removendo as manchas ocasionadas pelo mofo. Para utilizar essa receitinha caseira, você deve espremer um limão, despejar o suco dele sobre a mancha e levar a peça por algumas horas para o sol. A combinação dos dois auxiliará na remoção do mofo com maior facilidade.
    • Agora que você já sabe algumas dicas caseiras e valiosas para remover o mofo das roupas, atente-se aos seguintes itens para impedir que ocorra novamente nas suas peças.
    • Embale as roupas dentro de saquinhos plásticos para evitar que o mofo penetre na peça. Caso o mofo pegue no seu armário, isso ajudará a proteger melhor as peças. Vale também para sapatos e bolsas.
    • Sempre que possível, deixe as peças pesadas no sol. Aproveite quando ele der as caras pela manhã para pendurar tudo por umas horinhas.
    • Se o problema de umidade está dentro do seu quarto, deixe as portas dos armários abertos durante o dia para arejar as roupas e manter o mofo longe.
    • Certifique-se, principalmente em dias mais frios e úmidos, de que as peças estão 100% secas antes de guardar.
    • Em casos mais severos, utilize um desumidificador de ambientes. Podem ser encontrados nos
      mercados e auxiliam na redução da umidade nos cômodos.



Anotou as dicas? Agora é hora de colocar em prática e seguir os cuidados à risca para não ter mais problemas com mofo na sua casa. Isso te ajudará a ter menos sintomas alérgicos e evitar problemas respiratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário