PÁGINA INICIAL

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O futuro das cozinhas: novas tendências tecnológicas

A cozinha é o coração da casa, onde a família se reúne e conta sobre o dia. Para otimizar essa experiência, veja as tendências para cozinhas modernas


A gastronomia está cada vez mais na moda, o que está levando muitas famílias a se aventurarem na cozinha. Apreciar uma boa comida tornou-se parte da convivência familiar. E já que as famílias têm passado cada vez mais tempo em volta da cozinha, que tal investir em um ambiente mais moderno e tecnológico?

Caso você ainda não saiba, as cozinhas do futuro já chegaram! Quer transformar a sua cozinha em um local moderno, elegante e com um ar bem “high tech”? Acompanhe nosso artigo e confira as tendências do momento:

  • Tecnologia em alta:
    • Em um mundo cada vez mais tecnológico, a nossa relação com os alimentos muda e afeta também nossa relação com o meio ambiente e com o espaço em que estamos inseridos. Além disso, elas mudam por completo a nossa visão do lugar onde esse alimento é preparado e armazenado.
    • Especialistas já apontam o crescimento majoritário da inteligência nos utensílios de cozinha. A promessa é que os utensílios irão pesquisar e nos informar tudo sobre o bom funcionamento do espaço. Pesquisas  realizadas na universidade de Virginia, nos Estados Unidos, apontam que no futuro teremos câmeras dentro do forno, por exemplo. Isso permitirá que os apaixonados por cozinha possam acompanhar um alimento sendo assado de qualquer parte de casa ou até mesmo fora dela, pelo celular.




Já em relação a geladeiras, existem unidades que podem dizer se os alimentos estão acabando ou próximos de estragarem.



Nosso tradicional fogão será substituído por uma bancada de vidro, em estilo cooktop (só que mais clean e moderno). Nesse fogão teremos queimadores de convecção que estarão por baixo desse vidro e os alimentos serão preparados nessa bancada. Tudo controlado por toques de tela, seja de um celular, de um painel ou até de um sistema que reconhece gestos e movimentos do corpo.



A cozinha hoje
Enquanto essa cozinha do futuro não chega, já podemos apostar em tecnologias atuais para facilitar o uso de eletrodomésticos e o preparo de qualquer alimento. Uma das opções atuais para transformar sua cozinha em um ambiente moderno e tecnológico é investir em eletrodomésticos embutidos e de acabamento inox, a cor e o design nos remete automaticamente à tecnologia.

Geralmente esses aparelhos possuem sistemas digitais e são muito avançados com diversas funções que facilitam o dia a dia de qualquer pessoa.



Além dos aparelhos elétricos, apostar em mobílias modernas também transforma sua cozinha em um ambiente futurista. Escolha móveis com portas de vidro ou totalmente transparentes, o que pede um pouco de organização nos utensílios ou alimentos que estarão dentro desses móveis. Afinal, queremos uma cozinha moderna e tecnológica e não um ambiente desorganizado, no qual ninguém encontra nada.
Atualmente já é possível incluir nos móveis sistemas que respondem a um simples toque ou a um controle para abrir e fechar, no lugar dos tradicionais puxadores de portas e gavetas.
E seja na cozinha atual ou na cozinha do futuro, a iluminação do ambiente muda tudo! Confie em uma luz central, em lustres, mas não menospreze o poder de uma bancada com luz embutida ou vários pontos de luz no teto, sobre a mesa, fogão e etc. Invista em uma iluminação dirigida e que pode ser alterada conforme o uso do ambiente e a necessidade de quem prepara os alimentos.
Eletrodomésticos básicos
Uma cozinha é reconhecida por seus elementos básicos: geladeira e fogão. Afinal, são nesses eletrodomésticos que os alimentos são conservados e posteriormente preparados.
Um ótimo exemplo de inovação nesses eletrodomésticos é o chamado fogão por indução. Bem semelhante a um fogão elétrico, o eletrodoméstico não funciona com fogo, mas sim com um campo eletromagnético que gera calor e cozinha os alimentos. Isso acontece através da distribuição de calor de forma igual em toda a superfície, o que aumenta a eficiência do fogão e diminui o tempo que o alimento precisa para ser preparado.
Além disso, o fogão por indução ocupa um espaço muito menor, portanto é ideal para um projeto em cozinha pequena, que também é uma tendência para os imóveis vendidos atualmente.
A geladeira também não fica para trás e também vem se transformando em um item cada vez mais tecnológico. Hoje em dia elas possuem painéis digitais, dispensadores automáticos de água e gelo. Em alguns exemplares contam ainda com dispensadores de café e até de cerveja.
Há modelos com conexão wi-fi, telas touch e, alguns aparelhos de luxo, possuem até mesmo reconhecimento RFID, uma tecnologia que utiliza a rádio frequência. Em uma geladeira, essa tecnologia poderia ser utilizada para encontrar um alimento sem precisar ter contato visual com ele, o que torna o processo bem mais rápido e evita longas aberturas da geladeira, mantendo a temperatura do eletrodoméstico sempre regular e economizando energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário