PÁGINA INICIAL

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Morar com Arte

A arte está presente em diferentes endereços de Brasília, e agora, no mais novo edifício da Brasal




O artista Athos Bulcão é reconhecido mundialmente, mas tem um valor especial no coração dos brasilienses, onde suas obras são vistas como parte da cidade. Pupilo de Portinari aprendeu com o mestre sobre desenhos e cores.  Estudou em Paris entre 1948 e 1950 com  bolsa concedida pelo governo francês , mas foi em 1958 que aconteceu a grande guinada na sua carreira, quando veio para Brasília trabalhar com Oscar Niemeyer e ocorreu uma simbiose perfeita do trabalho desses dois grandes artistas. Seu legado está espalhado pelos principais edifícios da capital do poder e é impossível imaginar a cidade sem seus azulejos e trabalhos em  concreto, madeira policromada e outras técnicas. E essa foi a cidade que Athos escolheu viver até a sua morte, em 2008 aos 90 anos e suas obras encantam os moradores e visitantes até hoje.





Dicas de seis lugares em Brasília com obras de Athos Bulcão: 

  • Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck:
      • Conta com dois painéis de azulejos do artista localizados na área de embarque no Pier Norte e outro no desembarque. Um nas cores amarelo e laranja, em fundo branco, e outro nas cores azul e verde. Ambos foram instalados em 1993.

  • Brasília Palace Hotel
    • Projetado por Oscar Niemeyer na década de 60 um painel de azulejos nas cores azul e branco se sobressai criando um efeito visual forte e impactante. Inaugurado juntamente com o Palácio da Alvorada, o Brasília Palace Hotel, projetado por Oscar Niemeyer, foi tradicional ponto de encontro de pioneiros, políticos e diplomatas na década de 60, além de hospedar os visitantes da nova capital. Entre o jardim externo e o salão de festas o painel de azulejos, criado por Athos Bulcão, se sobressai aos olhos dos visitantes pelo contraste das cores azul e branco com um efeito visual é forte e impactante.

  • Cine Brasília: 
    • Inaugurado em 1976, o cinema mais tradicional da capital federal, onde é realizado anualmente o Festival do Cinema Brasileiro, conta com um grande painel em relevo de madeira e laminado polivinílico.

  • Igrejinha da 307 sul: 
    • O painel da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, projeto de Oscar Niemeyer, foi o primeiro projeto criado por Athos na capital federal em 1958. Um painel em azulejos, com a pomba representando o Espírito Santo e a Estrela de Belém, que reveste a parede externa do templo.

  • Teatro Nacional: 
    • Criado por Athos Bulcão em 1966, o painel de blocos de concreto que revesta as fachadas laterais do teatro é a obra de integração da arte à arquitetura de maior dimensão no Brasil, medindo 125m na base maior por 27m de altura. De acordo com o artista, o arquiteto Oscar Niemeyer disse-lhe que o Teatro Nacional precisaria ter um aspecto sólido, pesado, e ao mesmo tempo leve. Buscando solucionar tal oposição, Athos criou séries de paralelepípedos com volumes variados que dispostos na parede inclinada do Teatro proporcionam a sensação de leveza com a luz do sol e de peso com a sombra, de regra e liberdade, adquirindo movimento cíclico ao longo do dia. Por isso, este relevo é chamado de “O sol faz a festa”.

  • Parque da Cidade: 
    • Localizado no centro de Brasília, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, , possui 4,2 milhões de m² e concentra quadras de esporte, lagos artificiais, parque de diversões, kartódromo, hípica, ciclovia e pista de skate. Ao longo dos 10 km de pista de corrida e ciclismo, estão dispostas 16 paradas de descanso no Parque, cujas paredes de alvenaria são revestidas por painéis de azulejos criados por Athos Bulcão.



São composições abstratas formadas por um padrão de peças de cor preta, estampada em fundo branco e entremeada de azulejos lisos brancos, que são dispostos em sentidos variados e de forma aleatória. O contraste produzido pelas cores e pela contraposição figura-fundo faz os painéis visíveis à distância, contribuindo para que as paradas de descanso sejam facilmente localizadas no amplo espaço do Parque.
E para quem quiser conhecer mais sobre as obras do artista ainda em a Fundação Athos Bulcão, na 404 sul, onde o visitante poderá adquirir objetos com a arte de Athos e que podem dar aquele toque especial na decoração da casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário