PÁGINA INICIAL

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

7 dicas para limpar vidros e box

Algumas superfícies como o vidro precisam de cuidados para a limpeza ficar perfeita, sem manchas ou riscos na peça. Para isso, existem produtos adequados e que auxiliam nessa tarefa mais complicada na sua casa. Além de produtos próprios para a limpeza dessas superfícies, há alguns truques caseiros que você pode utilizar para deixar suas janelas e box do banheiro sempre em dia e sem esforço.

Dica 1: sabão neutro + água

O mais comum para limpar os vidros é a utilização de água e sabão neutro. Essa combinação ajuda a remover principalmente as manchas mais leves, sem a necessidade de algum componente mais forte. Para secar, é indicado o uso de um pano macio e que não solte pelos e fiapos. Caso a sua mancha seja de gordura ou algo similar a óleo, utilize o sabão neutro com água quente.


Dica 2: vinagre branco

Se as manchas da sua superfície de vidro estiverem persistindo e você não conseguir remover de primeira, você pode tentar um truque caseiro com vinagre branco. Basta separar uma quantidade do líquido suficiente para embeber uma esponja de louça comum e utilizar o lado macio (não utilize o lado áspero, ele pode piorar a aparência e acabar riscando seu vidro) para esfregar as manchas. Após isso, utilize água e sabão neutro, secando com um pano macio.


Dica 3: cuidados na secagem

Outra opção para secar suas janelas e box de vidro são os papéis absorventes, como o papel toalha. Eles são aliados na limpeza, pois secam sem deixar fiapos ou pelos. Após retirar o excesso de água com um pano macio, encoste algumas folhas para secar o restante da umidade. Já as toalhas de algodão devem ser evitadas a todo custo, pois espalham muitos fiapos pela superfície do vidro, tornando a aparência do mesmo suja.

Dica 4: removendo manchas de vidros texturizados

Uma dica bacana para os vidros com texturas, utilizados na maior parte dos box de banheiro mais antigos, é a limpeza com a utilização de uma escova. Com a mistura de água e sabão neutro pronta, despeje em um borrifador para concentrar os jatos de produto nos cantos onde a remoção estiver mais difícil. Ranhuras e desenhos em relevo ou com profundidade na peça podem acumular sujeiras. Dessa forma, você consegue borrifar o produto onde há acúmulo de sujeira e passar a escova para atingir todos os cantinhos que precisam ser limpos.

Dica 5: esqueça o jornal velho!

Há um mito clássico de que o jornal velho pode ser um grande aliado na limpeza, pois ajuda a deixar os vidros mais limpos, mas você já pensou na sujeira que ele causa ao mesmo tempo? Além das mãos, a tinta do jornal pode contaminar o ambiente fazendo com que você perca mais tempo na limpeza do vidro e do ambiente.

Dica 6: soro caseiro sustentável

Há um soro caseiro feito para a limpeza de todas as áreas com vidro que pode ser a solução para você economizar em produtos e não agredir o meio ambiente. Os produtos apropriados para a limpeza de vidros que encontramos nos mercados podem auxiliar, mas possuem muitos componentes químicos que, ao serem descartados pelo ralo após o uso, agridem a natureza. Evite esses compostos e crie o seu próprio produto com álcool, água e um pouco de vinagre branco. A medida ideal de cada produto é: 300ml para água e álcool 70 e uma colher de sopa do vinagre apenas. Misture tudo, adicione em uma embalagem com tampa e tenha pronto um limpa vidros para te ajudar na limpeza.

Dica 7: para box blindex

Uma dica extra para remover as manchas brancas do box com produtos caseiros e fáceis de encontrar é a mistura de água, álcool e vinagre branco com um pouco de sabão em pó e bicarbonato de sódio. Nesse caso, vamos com a medida de 1 xícara para água (tem que ser morna ou quente) e vinagre, 1 colher para álcool e sabão em pó e 2 colheres para bicarbonato. Basta misturar tudo em uma tigela e, com a água ainda quente, embeber uma esponja macia dentro da mistura e esfregar em movimentos circulares a área da mancha no box. Deixe esse composto agir no seu box de vidro por pelo menos 10 minutos e enxágue bem antes de secar. Utilize um pano macio para tirar o excesso e caso seja necessário, seque o restante da umidade com folhas de papel toalha.

Agora que você já sabe como remover manchas sem agredir os vidros, teste na sua casa e passe adiante essas soluções caseiras. São opções simples de fazer, com materiais que você encontra em todo lugar e que ajudam a agredir menos o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário