PÁGINA INICIAL

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

4 dicas para quem deseja investir no mercado imobiliário



Comprar um imóvel significa realizar um investimento muito grande e, em muitos casos, isso pode gerar dúvidas em relação a quais passos devem ser seguidos durante o processo de busca e negociação. Antes de tudo, deve-se entender que a procura pelo imóvel ideal implica na análise de questões que vão afetar diretamente em dois pontos muito importantes para quem deseja investir nesse ramo: a rentabilidade, que nada mais é que o retorno esperado do investimento, e a liquidez, ou seja, a facilidade com a qual a propriedade pode ou não ser vendida. Por isso, separamos quatro dicas que fazem a diferença na hora de comprar um imóvel, principalmente para quem está começando a investir.

Tenha objetivos claros ao investir no mercado imobiliário

Você tem o dinheiro para investir em um imóvel e deseja fazer isso o quanto antes, sem perda de tempo. Mas quais são exatamente os seus planos para essa nova aquisição? Antes de começar sua busca, é importante ter em mente quais são os seus objetivos. Caso seu propósito seja obter uma renda, você deve buscar por casas, apartamentos ou salas que consigam ser facilmente alugados e não corram o risco de ficar parados por muito tempo, se tornando um prejuízo para o seu bolso.



 Se o objetivo principal for a valorização, então é preciso ser cauteloso e ter o foco voltado para o futuro. Nesse caso, são muitas as variáveis que entram em jogo e podem interferir no valor que o imóvel venha a ter com o passar do tempo, como qualidade e localização. Nada impede também que você tenha os dois objetivos e decida comprar tanto pela renda quanto pela valorização, algo que exigirá mais durante a procura, mas tornará o seu investimento mais proveitoso.

Fique de olho na qualidade e na localização

Já tem em mente qual o propósito do seu investimento? Então temos mais dois tópicos importantes para você pensar, principalmente se seu objetivo for a valorização: a qualidade e a localização do seu imóvel. Ao investir em uma casa ou um apartamento, principalmente se forem antigos, é preciso ter uma atenção especial com a estrutura. Às vezes o preço pode ser excelente, mas se a necessidade de reformas for muito grande e fugir do planejado, o investimento pode não compensar.

O mesmo vale para o bairro em que você está comprando um imóvel: se for uma região saturada, não será tão fácil obter uma valorização real em cima daquele patrimônio. Mas, se você estiver atento às áreas que estão em processo de crescimento na sua cidade, suas chances de realizar uma boa compra serão maiores. Portanto, é recomendável que você conheça as possibilidades de valorização do bairro que pretende escolher e saiba como isso pode interferir no futuro do seu imóvel.   



Deixe a pressa de lado

Quando se deseja investir em um imóvel, todas as atenções devem estar voltadas para a realização do melhor negócio possível. Encontrar a casa ou o apartamento perfeito é muito difícil e isso exige uma boa dose de paciência para avaliar as melhores opções. Caso a decisão seja feita de maneira precipitada, o seu investimento pode ser comprometido e se tornar um grande “elefante branco” na sua vida.

Então, após decidir qual o seu objetivo e refletir sobre a localização, vem o momento de começar a busca de fato. Mas não basta apenas fazer visitas, deve-se também estudar o mercado imobiliário e estar bem informado para que o melhor investimento seja feito. Faça comparações entre as alternativas que visitou, levando em consideração os preços, as condições de pagamento e as estruturas dos imóveis, sem deixar de contar com uma assessoria especializada.

Negocie o valor

Antes de fechar a compra, busque negociar o preço e as condições de pagamento. Procure averiguar, principalmente, se a qualidade do imóvel está de acordo com o valor que você está pagando e se há a possibilidade de conseguir um desconto em cima do preço proposto. Por fim, caso você necessite de um financiamento, solicite ao banco uma projeção para ter uma noção de quanto, em média, pagará da primeira até a última parcela.

O segredo para investir com sucesso no mercado imobiliário, assim como em qualquer outro investimento, é estudar, pesquisar, avaliar as suas possibilidades e ter uma boa orientação durante todo o processo. Estando ciente do que você está adquirindo, das despesas que terá e de como essa casa, apartamento ou sala pode gerar valor para você, fica mais fácil fechar um bom negócio tanto para o presente quanto para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário