PÁGINA INICIAL

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Como escolher o melhor tipo de tinta?

No mercado existem vários tipos de tinta.  Quando pensamos em pintar um ambiente, o exterior da casa ou a cozinha, é fundamental saber que tipo de tinta utilizar para que tenha o melhor rendimento e nossos ambientes fiquem perfeitos.



É preciso ter em conta sempre o seguinte:

1.  A superfície. Devemos detectar se é porosa, áspera, lisa, parede externa ou interna, se será lavada etc.

2. A umidade. Se o lugar tem contato com vapor, água, encanamentos, como por exemplo em locais como o banheiro, cozinha, lavanderia, etc.

3. A utilização e o acabamento que queremos dar à parede: pintura opaca, brilhosa, impermeável; se irá ajudar na luminosidade, para dar sensação de amplitude etc; se o local se encontra em zonas de muito trânsito ou propenso a sujeira e manchas.

Depois que você tiver esses detalhes definidos, verifique a tinta.

– Uma das tintas mais usadas é a Látex PVA. É utilizada em interiores e tem uma base solúvel em água. É o acabamento recomendado para interiores das casas, pois sua limpeza é muito fácil, apenas com um pano úmido. Seca rapidamente e o odor típico de pintura é mínimo.

– Outra opção muito usada é a tinta acrílica, muito similar ao látex. Também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença entre esses dois tipos está na composição: a tinta acrílica contém resinas acrílicas na sua composição, o que proporciona alta impermeabilidade. É a opção recomendada para pinturas externas e também para áreas da casa com umidade como cozinha e lavabo.

– A tinta esmalte, ao contrário das anteriores, não pode ser dissolvida em água, devido a sua “base a óleo”. Hoje em dia a base mais comum para esse tipo de acabamento é composta por outros produtos sintéticos. São utilizadas em superfícies de ferro ou madeira, como janelas, corrimãos e estruturas metálicas leves. Seu acabamento dá sensação de uma película formada sobre a superfície e, por isso mesmo, não é muito adequada para o uso direto na parede, porque dependendo da aplicação podem surgir bolhas ou descascamento.

– Como último detalhe: se você quer evitar o aparecimento de mofo e fungos, há no mercado tintas com essa opção anti-mofo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário